É isto uma Escola no centro de Lisboa?!


Por incrível que pareça, isto é mesmo uma escola no centro de Lisboa! É a EB1 Marqueses de Távora, na Graça. Ou seja é o que antes se chamava escola primária, da 1ª à 4ª classe. Está há 7 anos transferida (para não não dizer enxotada) de casa em casa. Isto é o que o departamento da educação da Câmara Municipal de Lisboa encontrou, e está assim desde Setembro, sem previsão de mudança. A foto em cima são as salas de aula: contentores, que até são bons por dentro, mas não têm cabides onde os meninos pendurar os casacos, são apertados, e com o vento que faz no alto da colina da Graça, as portas avariam constantemente. Já aconteceu ficarem alunos trancados até vir alguém socorrer.

Em baixo são as salas de aula restantes: mais contentores. Vê-se parte do páteo, que é cimento cinzento. Por trás vê-se São Vincente de Fora, que é muito bonito e faz um contraste muito "engraçado".


Aqui vê-se melhor o páteo: não tem uma árvore, um banco, rigorosamente nada para as crianças brincarem. É cimento cercado por uma cerca de arame. Isto é no topo da colina da Graça, e o vento quase faz as crianças levantarem voo (para além de avariar as portas dos contentores).


Isto é mais um contentor, que serve de apoio para as professoras e funcionárias deixarem as suas coisas, ou material de limpeza.


Finalmente, temos as casas de banho. O que se vê atrás é uma antena de telemóvel, que fica praticamente por cima da escola.


Isto é tudo. A Escola Básica do 1º Ciclo Marqueses de Távora, é isto. Não tem um espaço verde. Não tem biblioteca. Não tem refeitório. Não tem um equipamento lúdico. Não tem um telheiro onde as crianças se abrigarem da chuva, do frio e do vento: em dias de chuva, as crianças têm que ficar das 9h às 17h30 praticamente sempre dentro dos contentores, porque não há sitío nenhum para onde possam ir.

Comentários

  1. Isto uma escola? imaginemos um estaleiro de obras..é tal e qual..e não é praticamente sempre...é sempre dentro dos contentores q são a sua sala de aula,nem acesso ao wc têm a não ser à chuva, vamos lá pais, temos q nos unir, pagamos os nossos impostos para q os nossos filhos tenham direito ao ensino con dignidade,mãe

    ResponderEliminar
  2. Na Pedro de Santarém é igual, no coments

    ResponderEliminar

Enviar um comentário