Uma cientista na Gil Vicente!

A Dra. Isabel Dias, do Instituto Superior Técnico / Instituto Tecnológico e Nuclear, veio hoje à Gil Vicente, apresentar algum do seu trabalho a um Auditório repleto de alunos, a grande maioria do 3º Ciclo, e também alguns do 2º Ciclo e do Secundário, que aproveitaram a oportunidade.

Para receber a convidada estava o Clube de Ciência da Gil Vicente, com quem a APEEGIL estabeleceu uma parceria para apresentar um projecto à agência Ciência Viva, que está ainda em avaliação. Esta actividade hoje, foi como que um tiro de partida para o projecto, visto que é algo que podemos fazer beneficiando da boa vontade dos cientistas que nos vêm visitar, suportando eles mesmo os custos da deslocação, o que aconteceu hoje, facto pelo qual agradecemos à Dra. Isabel Dias.

O tema da palestra foi o estudo da Casa do Governador da Torre de Belém, tal como era no tempo dos romanos: uma fábrica de produtos de peixe! Com uma apresentação colorida e viva, os nossos rapazes e raparigas portaram-se lindamente, causando muito boa impressão.

Para além deste tema, a Dra. Isabel Dias falou um pouco de si, do seu percurso como cientista, o que a levou a escolher uma carreira na investigação científica, e ainda nas motivações e no interesse de se ser cientista: no fundo, é-se pago para aprender, para usar a curiosidade natural de cada um para um fim excitante e estimulante.

No fim, a Prof. Otília Graça do Clube de Ciência presenteou a palestrante com um ramo de flores e um livro sobre o Liceu Gil Vicente, e ainda o presidente da APEEGIL com o mesmo livro. Muito obrigado!









Este projecto tem financiamento da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, ao abrigo do projecto da APEEGIL "Cultura científica no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: parceria com o Clube de Ciência e com o IST", do programa Pais com a Ciência.
http://www.cienciaviva.pt/paisciencia/

Comentários