A robótica e a energia nuclear: Alberto Vale do IPFN na Gil

Teve hoje lugar mais uma palestra do ciclo integrado no projecto Pais com a Ciência da APEEGIL em colaboração com o Clube de Ciência da Gil Vicente e o Instituto Superior Técnico.

Hoje esteve num dos laboratórios da Gil Vicente o Dr. Alberto Vale, do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico, que veio falar da aplicação da robótica à fusão nuclear, em particular no que diz respeito ao projecto mundial ITER em curso.

Com grande participação entusiasmo dos alunos presentes, que enchiam o laboratório, o Dr. Alberto Vale deu uma visão do desenvolvimento feito em Portugal dos sistemas robóticos em grande escala para o ITER.

No fim, realçou o facto de que inúmeros dos alunos de mestrado e doutoramento que contribuiram para este projecto terem sido recrutados para algumas das maiores empresas e agências estrangeiras do campo, como a Airbus, Automotive Engineering, Volvo, e outras.



Este projecto tem financiamento da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, ao abrigo do projecto da APEEGIL "Cultura científica no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: parceria com o Clube de Ciência e com o IST", do programa Pais com a Ciência.
http://www.cienciaviva.pt/paisciencia/

Comentários