quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia do Departamento - algumas actividades!

O Dia do Departamento de Ciências ocorreu ontem, 16 de Abril de 2013, com inúmeras actividades durante todo o dia! As grandes dinamizadoras foram as professoras do Clube de Ciência, que se excederam na concepção, preparação e realização das actividades em que centenas de alunos e alunas participaram activamente com gosto!

O mérito de tudo isto é dos docentes do departamento, a quem a APEEGIL agradece o empenho e trabalho. Os beneficiários são os nossos filhos, que aderiram em massa!

A APEEGIL orgulha-se de ter podido contribuir, através do projecto Pais com a Ciência do Ciência Viva! O objectivo do projecto é transmitir aos alunos que a ciência é interessante, excitante e divertida, mostrando-lhes  que uma carreira na ciência é um caminho aberto a todos. Acreditamos que isso só se consegue fazer através dos elementos básicos da cultura científica, algo que é transversal a todas as ciências, e que não faz parte explícita dos currículos.

Fazer experiências, tocar, mexer, é essencial neste percurso! E, para alunos do ensino básico, ver os resultados das experiências que eles mesmos realizam, é importante e ajuda-os a compreender o que é a ciência.


As professoras do Clube de Ciência estiveram presentes e demonstraram algumas das experiências que envolvem equipamento mais complexo


Mas, durante todo o dia, foram os alunos e alunas que realizaram as experiências, guiados pelo material de apoio e pelos docentes!






As experiências não foram apenas lúdicas, não foram apenas uma brincadeira; todas tiveram um sentido e um objectivo científicos, e assim os alunos puderam viver na primeira pessoa o que é experimentar, pensar, fazer hipóteses e tirar conclusões a partir dos resultados.



Muitas das actividades e experiências requereram a concontração de um número reduzido de "pequenos cientistas", ou seja, envolveram trabalho de grupo, acção e reflexão conjuntas.






Alguns dos reagentes adquiridos pela APEEGIL ao abrigo do projecto Pais com a Ciência


O estudante de Engenharia Física  do Instituto Superior Técnico João Luís é monitor no Clube de Ciência, também ao abrigo do projecto Pais com a Ciência da APEEGIL, em colaboração com a Gil Vicente e com o IST!




Este projecto tem financiamento da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, ao abrigo do projecto da APEEGIL "Cultura científica no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: parceria com o Clube de Ciência e com o IST", do programa Pais com a Ciência.
http://www.cienciaviva.pt/paisciencia/

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.