Dia do Departamento - Cozinha Molecular

A cozinha molecular é a ciência dedicada ao estudo dos processos químicos e físicos relacionados à culinária. Estuda os mecanismos envolvidos nas transformações dos ingredientes no cozimento e investiga os aspectos sociais, artísticos e técnicos da culinária e gastronomia, de um ponto de vista científico.

Uma das bancadas do Dia do Departamento de Ciências da Gil Vicente foi precisamente dedicada à cozinha molecular, com várias experiências preparadas! Usando elementos presentes em todas as cozinhas, os alunos e alunos tornaram-se cientistas-cozinheiros, procurando explicações para muitos dos fenómenos que acontecem na cozinha.

Por exemplo, porque é que alguns grãos de milho não se transformam em pipocas? Haverá uma explicação científica? Há, mas é preciso fazer experiências para testar as hipóteses! E os alunos da Gil fizeram as experiências, aprenderam a ciência da cozinha... e no fim, puderam provar os resultados, comendo-os!


Preparação antes de começar: estudar o material de apoio, conhecer os ingredientes,traçar um plano!




Resultados intermédios! Apetitoso... ou não? e como se chegou aqui, a partir de legumes comprados num supermercado? Que processos ocorreram?



E no fim, a prova final do resultado das experiências!





Este projecto tem financiamento da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, ao abrigo do projecto da APEEGIL "Cultura científica no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: parceria com o Clube de Ciência e com o IST", do programa Pais com a Ciência.
 

http://www.cienciaviva.pt/paisciencia/

Comentários