Avaliação do Projeto Kit Ciência pelas Coordenadoras das EB1

O Kit de Ciência foi realizado no Clube de Ciência da Gil Vicente, no âmbito do projecto Pais com a Ciência, e esteve em itinerância pelas EB1 do Agrupamento, em colaboração com as professoras das EB1!Esta é a avaliação desta actividade feita pelas Coordenadoras das EB1 do Agrupamento.



Avaliação do Projeto Kit Ciência




O projeto Kit-Ciência realizou-se durante o 3.º período em todas as escolas do 1.º Ciclo.  O Kit permaneceu 4/5 dias úteis nas escolas EB1 da Madalena, EB1 Convento do Salvador, EB1 da Sé e EB1 Marqueses de Távora. Na EB1 do Castelo e na EB1 Infanta D. Maria, o Kit permaneceu 8 dias úteis, devido ao facto de existirem mais alunos nestas duas escolas.
De uma forma geral, todos os docentes aplicaram alguns dos protocolos das experiências do Kit. No entanto, algumas das experiências propostas deveriam ter informações mais específicas em relação ao manuseamento de determinados reagentes/soluções (por exemplo: ácido sulfúrico). As experiências com ácido sulfúrico não foram realizadas pelos alunos, foram os professores que procederam de acordo com o protocolo e indicações dadas, neste caso, os alunos foram meros observadores.
De uma forma global faz-se um balanço bastante positivo do Kit-Ciência, tendo os alunos mostrado muito entusiasmo e empenho na realização de todas as experiências propostas. Contudo, é importante existir, para cada uma das experiências, uma folha de registo, como por exemplo “O caderno do Cientista”. Propomos que no próximo ano letivo o Kit permaneça por mais tempo em cada uma das escolas, para que todos usufruam mais das diversas experiências. Na nossa opinião, este projeto deverá ter início no 1.º período de aulas. Queremos agradecer esta iniciativa que veio enriquecer as nossas práticas pedagógicas.
 
As coordenadoras das E.B.1
Inês Lopo; Sónia Mascarenhas; Carla Conde; Elsa Faria; Conceição Martins; Alcina Marques.














Este projecto tem financiamento da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, ao abrigo do projecto da APEEGIL "Cultura científica no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: parceria com o Clube de Ciência e com o IST", do programa Pais com a Ciência.
http://www.cienciaviva.pt/paisciencia/

Comentários