Atividades da APEEGIL em 2012/13



No ano lectivo transacto, a APEEGIL esteve envolvida em múltiplas frentes de trabalho, tanto na Escola Sede, como em diversas EB1 (escolas primárias) e Jardins de Infância do Agrupamento.

O acontecimento mais marcante foi o falecimento do MiguelCruz, que estava na APEEGIL desde a sua fundação. Foi uma perda enorme para nós, para a Gil Vicente e as outras escolas do Agrupamento e para todos os seus alunos. O Miguel era de uma generosidade enorme, esteve sempre presente em todas as nossas lutas para tentar melhorar as vidas de todas estas crianças. Esteve presente nas lutas da Escola nº4, em que ele não tinha lá filhos a estudar. Esteve presente nas lutas da Escola nº 199, em que também não tinha lá filhos a estudar. Disse “presente!” de todas as vezes que foi preciso fazer alguma coisa por estes filhos e filhas de todos nós, estes alunos do Agrupamento de Escolas Gil Vicente.

Vamos aqui fazer um resumo breve das actividades mais relevantes.

Conseguimos um financiamento dado pelo Ciência Viva de mais de €5000 para atividades em todo o Agrupamento. O projecto intitula-se "Cultura científica no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: parceria com o Clube de Ciência e com o IST". O resumo do projecto diz:
"O objectivo fundamental deste projecto é o de transmitir aos alunos do ensino básico do Agrupamento que a ciência é interessante, excitante e divertida, mostrando-lhes  que uma carreira na ciência é um caminho aberto a todos, e melhorando as suas expectativas relativamente à escola."
Dentro do projecto comprámos equipamento, material (vidros etc) e consumíveis (reagentes etc) para os laboratórios da Gil Vicente; o material do Kit de Ciência que andou em todas as EB1; conseguimos ter um monitor a dinamizar o Clube de Ciência; trouxemos inúmeros cientistas para falarem com os alunos da Gil; e trouxemos o Circo da Física e a Astro (com um planetário portátil) à Gil Vicente e às EB1, com alunos de todas elas. Fizemos ainda a tradução para português do enorme site Understanding Science da Universidade de Berkely, agora online como Saber Ciência.

Segurança nas imediações da Gil Vicente.
Na sequência de alguns problemas que aconteceram na área exterior à Gil Vicente,
contactámos o Gabinete de Segurança Escolar, a PSP via Escola Segura, e mais entidades. Reunimo-nos então com os responsáveis dos diversos departamentos policiais envolvidos, o que se traduziu num aumento do policiamento na zona. Este é um trabalho que nunca acaba, e voltaremos a agir neste sentido em 2013/14.

EB1 nº 4 Infanta D. Maria.
A EB1 Infanta D. Maria, escola nº 4, tem um refeitório onde não se prepara comida, e as refeições vêm de fora. Alguns meninos trazem a comida de casa, e com a crise o seu número tem aumentado. A APEEGIL ofereceu um forno micro-ondas à Escola nº 4, para que esses meninos possa ter as suas refeições aquecidas sem necessidade de deslocações, que já provocaram pequenos incidentes.

EB1 nº 10 do Castelo
A APEEGIL participou nas "Leituras dos Pais para os Filhos".

EB1 nº 212 do Convento do Salvador
Com diversos problemas a nível de infiltrações e pequenas reparações necessárias, a APEEGIL interviu junto dos responsáveis (Junta, Câmara), e conseguiu que pequenas obras fossem feitas.

Convento do Desagravo
Fomos acompanhando o desenrolar do processo, e acabámos por ir ver o projeto no local, com as obras em andamento. Esperamos que esteja aberto como escola no próximo ano lectivo, apesar de provavelmente não no início do ano.

Diversos
Finalmente, tivemos múltiplas intervenções junto da Direcção do Agrupamento, tanto a nível do Conselho Geral e Conselho Pedagógico, como a nível de assuntos pontuais dizendo respeito a alguma situação de algum aluno ou encarregado de educação. Invariavelmente, tivemos o apoio possível da Direcção do Agrupamento.

Outros
O ano nas EB1 foi relativamente calmo, sem os problemas graves que aconteceram anteriormente por ex. com a falta de auxiliares na EB1 nº 4 Infanta D. Maria e a falta de condições na EB1 nº 199 Marqueses de Távora, que tinham levado a uma intervenção muito forte da APEEGIL, com televisão, idas à Câmara Municipal e à DRELVT. Infelizmente, parece que o mesmo já não irá suceder em 2013/14, que se prevê venhar a ser muito difícil.

Finalmente
O biénio para o qual fomos eleitos chegou ao fim. Para aqueles que querem avaliar o nosso trabalho destes dois anos, o resumo das nossas atividades em 2011/12 está aqui: Atividades da APEEGIL em 2011/12.

Comentários