Refeitório da Gil Vicente: reunião com a Direção

No passado dia 12 de Dezembro, a APEEGIL reuniu-se com a Direção do Agrupamento de Escolas Gil Vicente. Entre outros assuntos, falámos das refeições no refeitório da Gil Vicente, visto termos tido algumas indicações por partes de mães e pais que haveria problemas.

A Direção prestou diversos esclarecimentos, a saber:
- O fornecedor é escolhido por concurso público, a escola não tem poder de decisão. Para 2013 e 2014, é a GERTAL a empresa fornecedora.
- Há três parâmetros que são seguidos através de uma aplicação informática: a qualidade, quantidade, e variedade da comida servida. Quaisquer anomalias são registadas e depois reportadas.
- A Direção tem pesado os ingredientes para verificar se a quantidade é a correta, e sistematicamente verifica que é sempre ligeiramente maior do que o estipulado no caderno de encargos, ou seja, a empresa cumpre.
- Em relação à variedade, também segue os critérios estabelecidos, com peixe e carne a serem servidos, 3 tipos de fruta diferentes, e ainda sopa, pão e legumes.
- Em relação à qualidade, a Direção come no refeitório de forma aleatória, ou seja aparece frequentemente mas sem aviso prévio.
- Verifica-se que havia dois pratos que colocaram problemas com queixas por parte dos alunos. Um é a massada de peixe, o qual é desfiado para agradar aos alunos mais novos, o que por sua vez desagrada aos mais velhos. O outro é a bolonhesa de bovino, que tinha a carne muito escura e com um aspeto qu enão agradava. Depois das queixas, a empresa adaptou a receita, e as queixas já diminuíram.

Comentários