Refeitório da Gil Vicente: visita da APEEGIL

No mês passado, dois elementos da APEEGIL deslocaram-se em dias diferentes ao refeitório da Gil Vicente, à hora do almoço, para comerem com os alunos e verem como está a quantidade e qualidade das refeições.
Paralelamente, a APEEGIL também está a organizar, com a colaboração da Direção do Agrupamento, um inquérito a ser preenchido pelos alunos. Quando isso estiver concluído, iremos relatar aqui. Entretanto fica os resultados das visitas.



Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013
Ementa - Peixe:
Sopa de legumes
Salada de massa cotovelo com peixe, milho e ervilhas
Fruta: laranja e maçã.
Água e pão

Relatório/Observações:
A comida era boa, mas bastantes alunos disseram que não gostam, antes mesmo de provarem, só ao olharem já não gostavam.
A maioria dos alunos não levou sopa, nem fruta, nem pão no tabuleiro. E depois quando vão colocar os tabuleiros muita da comida estava no prato. Acho que o não comerem vem dos hábitos de casa, pois pelo que me apercebi muitos comem pizzas e hamburguer.
Em relação à quantidade estava bem, mas se eles já forem dos mais crescidos a quantidade não será muita, pois esses estão na idade de comerem bem.

Terça-feira, 16 de Dezembro de 2013
Ementa - Carne:
Creme de legumes
Guisado de carne de porco com cenoura e arroz branco
Fruta: laranjas e peros
Água e pão

Relatório/Observações:
O ambiente do refeitório é asseado e acolhedor, com muito boa luz ambiente, espaço e todo o equipamento moderno e em bom estado. Os alunos estavam bem dispostos. A comida que me foi servida estava quente e muito bem confeccionada, rica em nutrientes e com ingredientes frescos.
O creme de legumes estava saboroso e sabia a legumes frescos e feijão, sem aditivos como por ex caldo knorr e foi servida quente. O guisado estava muito saboroso e equilibrado, também sem aditivos e com sal na quantidade saudável, a carne muito tenrinha, o arroz branco estava solto e bem confeccionado, a salada de alface e pepino estava fresca e com um tempero equilibrado.
Toda a loiça estava irrepreensivelmente limpa e era de qualidade. Pratos de loiça, copos e talheres, em óptimo estado. O pão também era bom e fresco. Com alguns alunos que falei, mostraram-se contentes com a comida e com o refeitório.
Verifiquei que bastantes alunos não comem sopa alegando que também não comem sopa em casa, nem salada, principalmente rapazes e os motivos não se devem de todo à confecção ou qualidade dos ingredientes. Considero esta cantina e o seu serviço exemplar, ou seja num exemplo a seguir de uma boa gestão em relação ao preço e qualidade e ao bom serviço a cuidado prestado aos alunos.

Comentários