Já há cerca de um mês a APEEGIL recebeu esta resposta por parte da Direcção do Agrupamento de Escolas Gil Vicente à nossa carta sobre a situação dos CAFs e AECs próximo ano lectivo APPEGIL.

Ex.mos Senhores

A vossa mensagem de correio eletrónico mereceu a nossa melhor atenção. Só agora nos é possível dar uma resposta às vossas preocupações, porque estivemos a aguardar a realização de reuniões com as Juntas de Freguesia de Santa Maria Maior e de São Vicente, para planificar as AEC para o próximo ano letivo. Porém, a reunião já realizada com a JF Santa Maria Maior foi inconclusiva, pelo que se agendou uma nova reunião. Em relação à reunião da Junta de Freguesia de São Vicente estamos a aguardar a confirmação da data da sua realização.
Mais, se informam Vª Exas que as Entidades Promotoras das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), assim como da área da Componente de Apoio à Família (CAF) são a Junta Freguesia de São Vicente e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Enquanto Entidades Promotoras têm a possibilidade de se constituir ou de contratar a(s) Entidade(s) Executora(s) destas duas ofertas.
A este Agrupamento de Escolas cabe, apenas, propor as atividades a serem desenvolvidas nas AEC, deste modo a prioridade de oferta deve ser: Atividade Físico Desportiva (AFD), Inglês, Ensino da Música e/ou Atividade Lúdico Expressiva, no sentido de acautelar uma igualdade de oportunidade educativa a todos os alunos que as frequentarem.
O agrupamento já fez sentir às Juntas de Freguesia envolvidas e à CML a sua apreensão quanto à necessidade de se definirem as entidades responsáveis pela execução dessas ofertas educativas.

Comentários