As "verdades" da Câmara Municipal de Lisboa

Estavam previstas obras no edífico original da Escola nº 4 Infanta D. Maria, o Palácio Sinel de Cordes, no Programa Escola Nova, onde a Câmara Municipal assegurava que a reabilitação do edifício seria realizada entre 2009 e 2010 e assim no ano lectivo 2010/2011 a mesma seria uma escola primária para 277 alunos. No dia 24 de Junho de 2009 a Exma. Sra. Dra. Vereadora Rosalia Vargas garantiu que acabava de assinar um documento referente ao assunto e que as obras do edifício da Escola iriam avançar.

A 15 de Janeiro de 2010, um grupo de pais da Escola nº 4 Infanta D. Maria, vendo que nada se passava, escreveu um email ao Vereador com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Manuel Brito, a dar conta da situação precária da Escola Básica nº 4 Infanta D. Maria. Os pais concluíam esse email assim:

Quando vemos as escolas nas áreas mais novas da cidade questionamo-nos se o coração da cidade terá sido esquecido e se este é um dos motivos pela baixa densidade demográfica, e da população envelhecida.

Assim, gostaríamos de obter uma breve posição da V. parte sobre o assunto.

Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos e agradecemos desde já a V. disponibilidade para com o assunto."

Como resposta, foram informados a 28 de Janeiro de 2010 que o assunto havia sido despachado ao departamento de Educação e Juventude. A 10 de Fevereiro de 2010, contactaram o Dr. José Manuel, Director desse Departamento, tendo obtido como resposta dois dias depois, que “o processo da Escola nº 4 não tem um assunto fácil de solucionar, por diversos motivos, entre os quais a estrutura do edifício e a própria natureza histórica”.

Ou seja, o problema era muito grave. Em reuniões posteriores entre os pais e os seviços da CML, foi comunicado que o Palácio Sinel de Cordes tinha problemas gravíssimos e necessitava de obras estruturais que custariam 4 ou 5 milhões de euros.


Ora agora, a Trienal de Arquitectura de Lisboa entra no mesmo Palácio, que não sofreu nenhuma intervenção de fundo em todo este tempo, dizendo directamente que "Uma das vantagens era o facto de o palácio não precisar de obras profundas"!!! Efectivamente, o plano é entrar no Palácio já para o mês que vem!

Em 7 anos não foi possível arranjar o edifício da Escola Básica nº 4, e agora em apenas um mês todos os seus gravíssimos problemas estruturais são resolvidos.

Parece claro que os graves problemas estruturais do edifício não são tão graves assim, e que serviços da Câmara Municipal de Lisboa não nos informaram correctamente. Não sabemos porquê. Mas sabemos que os nossos filhos continuam a ter aulas num edifício que pode ser tudo, menos uma Escola digna.

Exigimos solução IMEDIATA: se as obras no Palácio Sinel de Cordes só duram um mês, a CML que as faça e que a Escola Básica nº 4 Infanta D. Maria reocupe as SUAS instalações em Março.

Comentários