Abaixo-assinado - situação na EB 1 Infanta D. Maria

O seguinte abaixo-assinado está a circular na EB 1 Infanta D. Maria (antiga nº 4), até 3ª feira. Está com encarregados de educação presentes à hora de entrada e saída, nas instalações da Junta de Freguesia, e no ATLA. Apelamos a todos os pais, mães, encarregados de educação, avôs e avós, e amigos da EB nº 4, que assinem. Não se esqueçam do BI!

Na 4ª feira, pelas 10h, um grupo de pais e mães - TODOS os que quiserem juntar-se a nós - irão à DREL (Praça de Alvalade 11 a 13) entregar em mãos ao Sr. Director Regional, em audiência que a APEEGIL já pediu que fosse concedida.


ABAIXO ASSINADO

Para:

Director Regional da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Exmo. Sr. Dr. José Alberto Duarte

CC:

Vereador com o Pelouro da Educação da CML, Exmo. Sr. Dr. Manuel Brito

Directora do Departamento de Acção Social da CML, Exma. Sra. Dra. Susana Ramos

Director do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Exmo Sr. Dr. João Cortes

Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente de Fora, Exmo. Sr. Vítor Agostinho

Lisboa, 23 de Novembro de 2011

Exmo. Sr. Dr. José Alberto Duarte

Director Regional da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo

A EB 1 Infanta D. Maria (antiga EB nº 4) está há 7 anos em instalações provisórias, ocupando 2 pisos no prédio da Junta de Freguesia de S. Vicente de Fora. Este edifício tem 3 saídas para a rua, e o público em geral movimenta-se livremente no seu interior para ter acesso à Junta. O páteo de recreio é um local de passagem público para a Junta, para a Piscina Municipal de Alfama, e para um café restaurante, e tem também por sua vez três saídas para a rua.

Até fins de Outubro deste ano, a Escola tinha quatro auxiliares, duas de manhã e duas de tarde, o que é o indispensável para um edifício com estas características. Em fins de Outubro, foram retiradas pela DREL três auxiliares, ficando apenas uma, isto numa escola com 118 alunos.

Para além do facto de esse número não cumprir o rácio legal de auxiliares por aluno, é impensável que uma escola com dois pisos, três saídas do edifício para a rua, três saídas do páteo para a rua, tudo isto de acesso livre ao público, tenha apenas uma auxiliar.

Isto é um desastre prestes a acontecer. Os nossos filhos, que são crianças pequenas, podem sair sem ser vigiados, podem ser retirados sem controlo algum e sem que ninguém o notasse ou o pudesse impedir.

Nós abaixo-assinados, pais, mães, e encarregados de educação dos alunos da EB 1 Infanta D. Maria, e cidadãos conscientes das nossas responsabilidades, exigimos a reposição das auxiliares da Escola de modo a garantir a segurança das nossas crianças.

Caso isso não aconteça até ao recomeço das aulas no segundo período, não permitiremos que a Escola abra as suas portas, e até lá, responsabilizamos a DRELVT, na sua pessoa, por qualquer acidente que ocorra.


Comentários