Comunicação à DRELVT

Enviámos esta manhã o seguinte email à DRELVT, estando à espera de resposta.


Exmos Srs.,

Somos a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Gil Vicente (APEEGIL). Escrevemo-vos por carta registada com aviso de recepção, já por vós recepcionada, dia 10 de Novembro o corrente, acerca da situação grave de falta de auxiliares no Agrupamento, que coloca em perigo a segurança dos alunos, particularmente na EB 1 Infanta D. Maria (antiga EB nº 4). Junto anexo a carta. Não obtivemos ainda resposta vossa.

O cerne da questão é que uma escola com 118 alunos, que no ano passado tinha 4 auxiliares (2 de manhã e 2 de tarde), este ano tem apenas 1. Isto numa escola em instalações temporárias há 7 anos, que funcionam no prédio da Junta de Freguesia de S. Vicente de Fora. A escola ocupa 2 pisos, o que torna impossível a uma auxiliar realizar o seu trabalho e vigiar as crianças, sobretudo num prédio com três saídas para a rua, e onde se movimenta o público em geral para ter acesso à Junta. Mais ainda, o páteo de recreio é um local de passagem público para a Junta, para a Piscina Municipal de Alfama, e para um café restaurante, e tem também por sua vez três saídas para a rua.

Nós estamos cientes de que a responsabilidade das instalações das escolas básicas é da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, mas a responsabilidade de ter retirado 8 auxiliares (50%) com contrato inserção emprego, foi inteiramente da DREL. Pelas suas características, é a EB 1 Infanta D. Maria a mais afectada naquilo que é mais essencial - a segurança física dos alunos.

Entretanto, fomos contactados por vários encarregados de educação que manifestaram a sua vontade de realizar acções de protesto, inclusive fechar a escola, acção que consideramos prematura por não termos ainda resposta vossa. Marcámos para amanhã pelas 18h30 uma reunião dos pais e encarregados de educação, no auditório da Junta.

Gostaríamos de ter resposta vossa antes disso, de modo a poder transmitir aos pais informação sobre este assunto. Se possível, gostaríamos de contar com a presença de um representante vosso, para poder explicar aos pais o que pensam deste assunto. O Presidente da Junta irá estar presente, e já convidámos também o Director do Agrupamento.

Podem acompanhar as actividades da APEEGIL no nosso blogue, http://apeegilvicente.blogspot.com/ onde, diga-se de passagem, colocamos toda a correspondência por nós enviada, num espírito de abertura de informação aos nossos associados e a todos os pais e encarregados de educação do Agrupamento.

Esperando resposta rápida, com os melhores cumprimentos,

Comentários