Falta de Auxiliares no Agrupamento

Foi retirado um número muito significativo de auxiliares do Agrupamento. Daí decorrem situações muito graves para a segurança dos alunos, em particular na EB1 Infanta D. Maria, antiga EB nº4. Com efeito, essa Escola ocupa dois andares das instalações da Junta de Freguesia de S. Vicente de Fora, e a única auxiliar que neste momento lá está não pode dar conta de tudo o que se passa. Mais grave ainda, o recreio da Escola é um lugar público de passagem para a Junta, para um café, e para a Piscina Municipal de Alfama. Esse recreio tem duas saídas para a rua, separadas por dezenas de metros, e é completamente impossível uma única auxiliar controlar, ou sequer aperceber-se, dos movimentos tanto de crianças, como de pais, como ainda de pessoas estranhas à escola.

A APEEGIL já enviou a seguinte carta à DRELVT e às restantes entidades competentes, a reivindicar a reposição de imediato do pessoal auxiliar anteriormente existente:


O Agrupamento de Escolas Gil Vicente compreende, para além da Escola Secundária Sede, seis Escolas Básicas e dois Jardins de Infância. O ano passado o Agrupamento dispunha de 16 pessoas em regime de Contrato Emprego Inserção, a desempenhar funções de Assistente Operacional. Este ano, esse número foi reduzido em 50%, tendo passado para apenas 8, tendo havido ainda uma assistente operacional do quadro que se reformou e não foi substituída

Isto teve, e continua a ter, implicações muito graves na segurança física dos alunos, que têm que ser resolvidas com urgência.

O recreio da EB nº 4 Infanta D. Maria situa-se num espaço aberto ao público, uma vez que é a via de acesso para a Piscina Municipal de Alfama, para um café, e para a Junta de Freguesia de Santa Engrácia. Esse recreio tem duas entradas para a rua diferentes, afastadas uma da outra, e é completamente impossível que a única auxiliar presente possa controlar as duas em simultâneo. Em caso de acidente, se a auxiliar tiver que acompanhar uma criança ao hospital, não fica mais nenhuma na Escola. A própria Escola funciona em instalações da Junta de Freguesia, ocupando dois pisos do seu edifício. Também não é possível, durante o tempo de aulas, uma única auxiliar controlar os dois pisos. Também grave é o facto de que o horário da única auxiliar terminar às 16h, quando as crianças têm actividades de enriquecimento curricular até às 17h30. Neste momento, a Direcção do Agrupamento, em colaboração com a Junta de Freguesia, disponibliza uma auxilar para esse período entre as 16h e as 17h30. No entanto, essa pessoa vem de fora da Escola, não conhece as crianças, e não tem possibilidade de saber a quem está a entregar as crianças à saída.

Na Escola Sede do Agrupamento, a Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos Gil Vicente, desde o início do ano lectivo já em três ocasiões distintas entraram na escola pais, que não sendo travados pelo caminho por ninguém, se dirigiram às salas onde os professores dos seus filhos estavam a dar aulas, interrompendo as mesmas.

Estes problemas têm que ser resolvidos de imediato. Ou repondo as pessoas com contrato de inserção emprego que foram retiradas, ou encontrando outra solução que resolva o problema de escassez de pessoal. Caso isso não aconteça, os pais tomarão todas as providências que forem necessárias para garantir a segurança dos seus filhos.

Comentários