Problemas de segurança na Gil Vicente

Na sequência de diversos problemas de segurança no espaço envolvente da ES Gil Vicente, a APEEGIL enviou a seguinte carta ao responsável na PSP do Programa Escola Segura, com conhecimento para o Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, o Gabinete Coordenador de Segurança Escolar, a DRELVT, as Juntas de Freguesia da Graça e de S. Vicente de Fora, e ainda do Agrupamento de Escolas Gil Vicente:


Os pais e encarregados de educação dos alunos da Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Gil Vicente, vêm por este meio denunciar a situação e expôr a sua grande preocupação com a falta de segurança recorrente e permanente que se verifica principalmente no exterior imediato da Escola, nomeadamente nas imediações do portão de entrada.

Efectivamente, esses problemas vêm já de anos anteriores. O corpo de intervenção já teve que intervir devido a situações de violência graves, com lutas entre grupos adversários que incluem tanto alunos da escola como pessoas estranhas à mesma, chegando a envolver armas brancas que já levaram à ocorrência de ferimentos.

Este ano continuam a ocorrer actos violentos e agressões, que acabam por atingir tanto alunos que nada têm a ver com os grupos envolvidos, como pais e mães que se encontram no local à espera dos seus filhos, e ainda moradores, que têm apenas o azar de estar no sítio errado à hora errada.

Esses grupos de indivíduos encontram-se junto à entrada da Gil Vicente desde a hora do almoço até à hora de saída da parte da tarde. No entanto, as horas mais críticas correspondem à hora do almoço,entre as 13h e as 14h30 quando o turno da manhã sai e o turno da tarde entra, e à hora de saída à tarde, entre as 18h e as 19h.

Solicitamos a passagem assídua, diariamente, da patrulha da Escola Segura, durante esses períodos, que consideramos ser essencial para alcançar a segurança necessária ao funcionamento da escola.

Com os melhores cumprimentos,

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Gil Vicente

Comentários