Requalificação do espaço público junto à entrada da Gil Vicente

A zona junto à entrada da Escola Sede, a Gil Vicente, tem problemas de segurança, de falta de luz, de limpeza, e de estacionamento selvagem, e necessita de uma intervenção por parte das entidades responsáveis. Nesse sentido, escrevemos ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Exmo. Sr. Dr. António Costa, com conhecimento para o Vereador com o Pelouro da Mobilidade e Infra-estruturas Viárias da Câmara Municipal de Lisboa, Exmo. Sr. Dr. Fernando Nunes da Silva,o Vereador com o Pelouro do Ambiente Urbano, Espaços Verdes e Espaço Público da Câmara Municipal de Lisboa, Exmo. Sr. Dr. José Sá Fernandes, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente de Fora, Exmo. Sr. Vítor Agostinho, o Presidente da Junta de Freguesia da Graça, Exmo. Sr. António Paulo Quadrado Afonso, e o Director do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Exmo Sr. Dr. João Cortes, a seguinte carta:

A Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Gil Vicente foi alvo de obras de requalificação pela Parque Escolar no âmbito do programa de modernização da rede pública de escolas secundárias. A entrada utilizada pelos alunos mudou então de sítio.

Verifica-se que o espaço na via pública de acesso à entrada dos alunos se encontra quase sempre impedida por carros, estacionados no passeio directamente à sua frente. Esta situação dificulta a entrada e saída dos alunos, podendo mesmo ter implicações para a sua segurança. Essa entrada é, por vezes, também usada por viaturas de fornecedores da Escola. Solicitamos então que sejam colocados pilaretes amovíveis em toda a zona frente a essa entrada, de modo a pôr fim ao estacionamento selvagem que actualmente é uma constante.

Verifica-se ainda que o mesmo espaço público apresenta deficiências grandes ao nível da higiene, sendo lavado pouco frequentemente, e encontrando-se frequentemente lixos de ordem vária no passeio ou mesmo encostados ao muro da Escola, eventualmente provenientes de estabelecimentos comerciais ou residências da zona. Esses lixos muitas vezes cheiram mal, e por vezes impedem o livre trânsito das pessoas. Solicitamos uma maior atenção à limpeza, com maior frequência.

Finalmente, a iluminação da via pública é insuficiente. Já está proposta há vários anos a instalação de mais um candeeiro de iluminação pública na R. da Verónia na zona da E.S. Gil Vicente, mas tal ainda não foi realizado. Solicitamos a concretização rápida dessa instalação.

Comentários