Carta aberta a António Costa

Exmo Sr Dr. António Costa
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
O Dr. António Costa considerou no site da CML que a cedência do Palácio Sinel de Cordes à Trienal de Arquitetura se reveste de uma dupla importância, porque por um lado, “consolida a dinâmica que a Trienal tem desenvolvido desde 2007” e por outro lado, dá vida a um edifício que estava vazio, constituindo por si só, um estímulo para a criatividade dos arquitetos que irão arranjar o espaço. “As cidades não cristalizam, há novos usos para espaços vazios”.

Senhor Presidente
, o edifício estava vazio porque há sete anos os alunos da Escola nº 4 Infanta D. Maria foram escorraçados com o argumento de que o edifício estava em perigo de derrocada! Foi a Câmara Municipal de Lisboa que esvaziou uma Escola, a EB nº 4 Infanta D. Maria, transferindo-a para instalações precárias.
Senhor Presidente, no programa Escola Nova a Câmara Municipal assegurou que a reabilitação do edifício seria realizada entre 2009 e 2010 e assim no ano lectivo 2010/2011 seria uma escola primária para 277 alunos.
Senhor Presidente, a Câmara Municipal disse em 2010 que afinal as obras custariam cerca de 4 milhões de euros por o edifício estar em perigo de derrocada iminente. Afinal, agora, com apenas um mês de obras a Trienal pode ocupar o palácio já em Março.
Senhor Presidente, a Câmara Municipal disse em 2010 estar, em alternativa, previsto a deslocalização da Escola para o Convento do Desagravo no ano lectivo de 2012/2013. Mas neste momento não há projecto, nem orçamento (estimado em 5 a 6 milhões de euros), muito menos aprovação ou concurso.

Senhor Presidente, a Escola nº 4 ainda existe, e ainda está em instalações precárias! A Escola nº 4 ainda tem alunos que gostariam de saber o que é uma Escola com dignidade!

Senhor Presidente, isto é vergonhoso, e nós não deixaremos isto cair no esquecimento!
Senhor Presidente, exigimos que a Câmara Municipal de Lisboa denuncie de imediato o protocolo com a Trienal de Arquitetura de Lisboa, que faça de imediato as pequenas obras necessárias, e que a Escola nº 4 Infanta D. Maria retorne, já em Março, àquela que é de direito a sua casa.
Com os melhores cumprimentos,A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Gil Vicente

Comentários