Ciência Viva - Pais com a Ciência

Educação para a Ciência e a Tecnologia no Ensino Básico

A cultura científica é hoje reconhecida como uma condição estratégica de inovação e prosperidade, essencial para a capacidade de resposta à complexidade crescente das sociedades modernas.

É na escola que se adquirem as competências indispensáveis ao desenvolvimento da cultura científica, cabendo aos pais e encarregados de educação um papel relevante neste domíno, com a colaboração activa das instituições e profissionais da educação, da ciência e da tecnologia.

Convite à Apresentação de Propostas

A Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em colaboração com a CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais, cria o programa Pais com a Ciência, destinado a apoiar projectos de promoção da cultura científica e de educação para a ciência e a tecnologia nas escolas do ensino básico.

As acções a financiar no quadro deste programa são propostas por Associações de Pais e Encarregados de Educação, nos termos definidos no respectivo Regulamento.

Será dada prioridade aos projectos que incluam parcerias com instituições de investigação científica, públicas ou privadas, e privilegiem:
  • O contacto directo e pessoal entre cientistas e estudantes
  • A criação e dinamização de clubes de ciência e jardins de ciência
  • O desenvolvimento de projectos tecnológicos para a realização de um produto inovador
  • A atracção de jovens para as áreas das ciências e da tecnologia, nomeadamente através de acções de orientação e aconselhamento vocacional
Os projectos terão a duração máxima de 2 anos, com início no ano escolar de 2012/13.

Materiais de Apoio


Submissão de Candidaturas

A apresentação de candidaturas decorre até 30 de Setembro de 2012, em formulário electrónico.

Informações

Informações e apoio em paiscomciencia@cienciaviva.pt.

Comentários