Projecto Pais com a Ciência aprovado!

O ano passado, a APEEGIL candidatou-se ao programa "Pais com a Ciência" da Ciência Viva  – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O projecto intitula-se "Cultura científica no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: parceria com o Clube de Ciência e com o IST", e foi agora aprovado! O resumo do projecto diz:

"O objectivo fundamental deste projecto é o de transmitir aos alunos do ensino básico do Agrupamento que a ciência é interessante, excitante e divertida, mostrando-lhes  que uma carreira na ciência é um caminho aberto a todos, e melhorando as suas expectativas relativamente à escola.


Acreditamos que isso só se consegue fazer através dos elementos básicos da cultura científica, e portanto este projecto tem como centro precisamente a cultura científica, algo que é transversal a todas as ciências, e que não faz parte explícita dos programa de estudos básico, secundário, ou superior. Aprende-se fazendo, e aprende-se com os bons exemplos e boas práticas. E assim queremos trazer experiências interessantes e divertidas, e queremos fazê-las com os alunos. E queremos trazer cientistas para falar não apenas da sua pesquisa mais excitante, mas também do que é ser-se cientista.

As actividades serão realizadas em estreita colaboração com o Clube de Ciência da escola Gil Vicente, que desde há anos tem uma assinalável actividade com os alunos do ensino básico, maioritariamente do 3º ciclo. Iremos estender essas actividades aos 1º e 2º ciclos através da colaboração com diversos organismos do Instituto Superior Técnico, nomeadamente o Instituto Tecnológico e Nuclear, o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (ambos institutos dedicados à investigação), e o Núcleo de Física do IST (formado por alunos do IST, dedicado à divulgação da ciência)."

O projecto prevê muitas actividades direccionadas para o 1º e 3º ciclos do Ensino Básico, envolvendo a Escola Sede e ainda todas as EB1 do Agrupamento!

Já começámos com actividades:

-  em Novembro trouxemos uma cientista à Gil Vicente;

- já depois de amanhã irá acontecer a palestra "Micróbios e neutrões";

E agora, com a aprovação final do projecto, esperamos realizar muitas actividades excitantes com o Clube de Ciência da Gil Vicente!

Este projecto tem financiamento da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, ao abrigo do projecto da APEEGIL "Cultura científica no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: parceria com o Clube de Ciência e com o IST", do programa Pais com a Ciência.
http://www.cienciaviva.pt/paisciencia/
 

Comentários