Saber Ciência




 O site americano da Universidade de Berkeley Understanding Science tem como objectivo fornecer a alunos, professores, e ao público em geral uma referência clara e informativa, que retrate com precisão a atividade científica. É muitíssimo bom, feito com pessoas das instituições americanas de topo.

A língua é uma barreira à sua utilização, visto que é destinado a todos os graus de ensino, do jardim de infância ao universitário. Está a ser traduzido para português.

A tradução para português do Saber Ciência está a ser realizada pelo Instituto Superior Técnico e pela APEEGIL - Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, com permissão da Universidade da Califórnia, Berkeley, e foi parcialmente financiada no âmbito do programa Pais com a Ciência do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

http://saberciencia.tecnico.ulisboa.pt/

Ainda está no início, há pouco on-line. Falta traduzir umas 270 páginas! E refazer umas centenas de figuras e animações. Índices parciais estão aqui:

Saber Ciência Intro: Índice
Biblioteca de recursos

Estamos a reunir uma equipa de voluntários para ajudar. Quem ajudar, traduzindo um número mínimo de páginas (em geral, uma secção, que tem em média umas 10 páginas), terá o seu nome incluído na página de créditos:

SaberCiência - Créditos

Portanto, quem tiver interesse em ciência, e dominar as línguas inglesa e portuguesa, contacte-me! Os prazos são apertados, quem se chegar à frente irá receber uma secção, e terá um prazo razoavelmente curto (entre duas semanas e um mês) para traduzir!






Acerca do Saber Ciência


A missão do Saber Ciência é disponibilizar um recurso divertido, acessível e livre que transmite de forma precisa e correta o que a ciência é e como realmente funciona. O desenvolvimento da ciência é excitante, mas a sua natureza dinâmica é frequentemente ignorada em explicações standard. A ciência toca-nos todos os dias, mas as pessoas sentem-se frequentemente desligadas da ciência. A ciência é um empreendimento intensamente humano, mas muitas descrições não transmitem a paixão, curiosidade, e até rivalidades e armadilhas que caracterizam todas as realizações humanas. Saber Ciência dá aos seus visitantes uma visão por dentro sobre os princípios gerais, métodos, e motivações que estão por trás de toda a ciência.

Este projeto tem no seu centro um reengajamento com a ciência que começa com a preparação de professores e termina com uma compreensão do público mais alargada. Os seus objetivos imediatos são: (1) melhorar a compreensão por parte dos professores da natureza do empreendimento científico, (2) fornecer aos professores recursos e estratégias que os incentivem e capacitem a enfatizar a natureza da ciência em todo o seu ensino de ciências, e (3) fornecer aos alunos e ao público em geral uma referência clara e informativa, que retrate com precisão a atividade científica.

A página original Understanding Science foi produzida pelo Museu de Palentologia da Universidade da Califórnia em Berkeley, em colaboração com um grupo diversificado de cientistas e professores, e foi financiada pela National Science Foundation dos Estados Unidos da América. A página Understanding Science foi inicialmente inspirada pelo trabalho no projeto Understanding Evolution, que salientou o fato de que muitos equívocos em relação à teoria da evolução resultam de mal-entendidos sobre a natureza da ciência. Além disso, pesquisa realizada nos EUA indicou que os estudantes e professores em todos os níveis de escolaridade têm uma compreensão inadequada sobre a natureza e o processo da ciência, o que pode ser atribuído a um ensino da ciência como um processo simples e linear. Esta representação falsa e pobre desencoraja os estudantes, desestimula o apoio do público, e pode ajudar a explicar os indícios de que o mundo ocidental está a perder a sua vantagem global na ciência. Mesmo para além das questões económicas, o público tem uma necessidade genuína de avaliar criticamente as representações conflituosas de evidência científica nos meios de comunicação. Para tal, o público necessita de entender os pontos fortes, limitações e métodos básicos da atividade científica. A página Saber Ciência é um importante passo no sentido de suprir esta necessidade.

Comentários