"Convento à beira do Panteão Nacional recebe maior escola "

No jornal Público de 12 de Maio, grande notícia sobre o Convento do Desagravo. Esperamos que as declarações da CML se verifiquem, ou seja, que os alunos mudarão para a Escola (porque onde estão, não são escolas, são uns edifícios desgarrados ou nem isso) já no ano lectivo 2013/14.

“Em vez de ser um condomínio ou um hotel, será um equipamento escolar da maior importância”, diz vereador

É num antigo convento setecentista, mesmo ao lado do imponente Panteão Nacional e com uma vista invejável sobre o Tejo, que vai nascer a maior escola do 1.º ciclo do ensino básico, com jardim-de-infância, de Lisboa. Se tudo correr conforme os planos da autarquia, a partir de Setembro do próximo ano quase 500 alunos poderão usufruir do novo equipamento, no qual a memória de outros tempos estará bem patente, seja no claustro com painéis de azulejos ou na antiga sala do coro alto.

Localizado no número 200 do Campo de Santa Clara, o Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento foi construído entre 1780 e 1783, de acordo com um projecto de Reinaldo Manuel dos Santos. No ano de conclusão da obra, instalaram-se no espaço, que pertencia à Ordem dos Frades Menores, as primeiras religiosas, vindas do Louriçal, no concelho de Pombal. Com a morte da última, em 1901, o convento foi desactivado, tendo a Fazenda Nacional tomado posse do edifício. 

De lá para cá, o imóvel teve vários usos e sofreu uma série de intervenções, algumas das quais trouxeram consigo a perda de elementos históricos como o retábulo e dois confessionários, e o desmembramento da igreja. Foram também realizadas ampliações, nem todas consentâneas com a memória do lugar, que está desocupado há cerca de cinco anos, depois de ter fechado o colégio da Casa Pia que ali funcionava.

Este antigo convento na freguesia de São Vicente de Fora vai agora ser adaptado pela Câmara de Lisboa para escola básica e jardim-de-infância, substituindo cinco equipamentos hoje existentes. São eles as escolas básicas números 4, 51, 75, 199 e 212, sendo que a primeira tem também jardim-de-infância. “Resolvemos de uma assentada a relocalização de um número significativo de escolas que estão numa situação absolutamente precária, para não dizer ruinosa”, sublinhou ao PÚBLICO o vereador da Reabilitação Urbana, numa visita ao edifício no Campo de Santa Clara.

O vereador Manuel Salgado tem a expectativa de que o novo “complexo escolar municipal” que, segundo diz, terá “condições ímpares”, possa abrir as portas no ano lectivo de 2014/2015. A empresa que vai realizar a obra já foi escolhida, por concurso público, aguardando-se agora o visto do Tribunal de Contas que permitirá o arranque dos trabalhos. Está em causa um investimento de 3,7 milhões de euros, financiado com verbas do Programa de Investimentos Prioritários em Acções de Reabilitação Urbana (PIPARU), a concretizar em 365 dias.

“Em vez de ser um condomínio ou um hotel, será um equipamento escolar da maior importância para esta zona. A nossa estratégia para trazer mais famílias para a cidade passa exactamente por uma rede de equipamentos de qualidade”, frisa o vereador, criticando o trabalho feito pelos anteriores executivos municipais: “O investimento feito em equipamento escolar foi ridículo”, acusa Manuel Salgado.

Comentários