Onde está o plasma? uma palestra divertida... e com muito plasma!

O Prof. Bernardo Carvalho do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico esteve hoje na Gil Vicente, para falar sobre "Onde está o plasma".

Antes da palestra, a Prof. Otília Graça fez um pequeno resumo do que foi até agora o projecto Pais com a Ciência, e agradeceu à APEEGIL esta colaboração com o Clube de Ciência da Gil, que possibilitou uma série de actividades, incluindo expandir o Clube de Ciência ao 1º ciclo do ensino básico.

A APEEGIL quer aqui também deixar o seu agradecimento às professoras do Clube de Ciência e das EB1 do Agrupamento, em particular à Prof. Otília e à Prof. Amélia Fleming, por todo o empenho que colocaram neste projecto, que muito trabalho deu!

Começou então a palestra, que foi muito interessante e divertida! Nos últimos 20 minutos, o Prof Bernardo Carvalho mostrou plasmas presentes no dia a dia, pedindo voluntários para o ajudarem a demonstrar uma série de pequenas experiências com plasmas. Os voluntários apareceram, primeiro um, depois outro, e no fim estavam vários alunos a rodear a mesa! Tocou para o intervalo, e ninguém arredou pé, e no fim ainda ficaram alunos até tocar para entrar, a fazer perguntas ao Prof. Bernardo Carvalho, que a tudo respondeu com simpatia e de forma acessível a estes alunos do ensino básico.











Este projecto tem financiamento da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, ao abrigo do projecto da APEEGIL "Cultura científica no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: parceria com o Clube de Ciência e com o IST", do programa Pais com a Ciência.
http://www.cienciaviva.pt/paisciencia/

Comentários