A responsabilidade dos pais e mães

Chegou-nos um comentário que diz o seguinte:

"Caros Senhores, eu sei que estão em processo de gestão corrente, por motivos de eleições, em todo o caso isso não vos impede de tomar uma atitude, perante esta situação da falta de auxiliares na EB1 infanta Dª. Maria, para a qual o agrupamento devia acautelar situações como esta que podem acontecer a qualquer momento, as quais causam enormes prejuízos a quem trabalha e não tem com quem deixar os filhos. Porque nem toda a gente tem avós, ou parentes, ou está desempregado."

Por um lado, é verdade e concordamos plenamente: a APEEGIL continua ativa e no terreno. Já falámos com o diretor do Agrupamento. Mas não podemos contratar auxiliares nem obrigar a direção do Agrupamento a inventar auxiliares quando o Ministério deu muitos menos que o ano passado.

Por outro lado, então e a responsabilidade dos pais e mães? Desde as ações na Escola nº 4, com os abaixo assinados, as idas à DREL, a presença da SIC, os pais e mães praticamente desapareceram. Não apareceram quase nenhuns na última Assembleia Geral de Pais há cerca de um ano atrás. Quase nenhuns se fizeram sócios da APEEGIL. A APEEGIL, para um universo de cerca de 1500 alunos, tem qualquer coisa como 50 sócios pagantes. Só na Escola nº 4 há mais alunos que isso! Sócios da nº 4 na APEEGIL, devem ser 4 ou 5.

Será que acham que a APEEGIL faz tudo sozinha? Pois desenganem-se: sem a presença e apoio dos pais e mães, uma associação de pais não tem força nenhuma!

Esta situação já era previsível, e o mais certo é que volte a acontecer - basta uma baixa por doença, uma ausência inesperada. A APEEGIL está aqui para ajudar a organizar a ação dos pais e mães, mas sem vocês, sozinhos nada podemos! E se os pais e mães só aparecem quando há problemas, e nem sócios se fazem, a nossa força claro que não é a mesma do que se tivéssemos os pais e mães do nosso lado.

Pois fica aqui o anúncio: as eleições vão ser dia 19 de Novembro, na Gil Vicente. A seu tempo publicaremos os detalhes. Apareçam!

Comentários