Portugal é dos que mais tem melhorado no ranking PISA

Pode parecer surpreendente, mas Portugal é dos países da OCDE que mais tem melhorado o seu desempenho no PISA ao longo dos anos. PISA é um estudo da OCDE que analisa, de três em três anos, os resultados dos alunos com 15 anos nas áreas da Leitura, Ciências e Matemática. Entre 2000 e 2012 melhorou 2,5 pontos ao ano, sendo que foi a matemática que registou maior avanço, de 2,8 pontos ao ano. A literatura subiu 1,6 pontos ao ano e a ciência 2,5 pontos.

Os relatores do PISA apontam a reforma nos programas de matemática “mais alinhados com os interesses dos alunos do século XXI” como uma das medidas que permitiu melhorar a auto-confiança dos alunos em relação à escola e à matemática, em particular

A organização analisa ainda, no primeiro de seis volumes, várias reformas políticas introduzidas em países que melhoraram os resultados. Em relação a Portugal, destaca a reorganização da rede escolar, através do agrupamento de escolas, que, segundo a OCDE, “facilita a colaboração entre escolas e a economia de escala”.

A APEEGIL dá mais uma achega: há ovelhas negras em todas as profissões, mas no cômputo global temos um bom corpo de professores, bem formado, experiente, e que continua motivado apesar de todas as tentativas e todas as medidas em contrário.

Ver artigo completo sobre ste tema no Jornal de Negócios:

Portugal é dos países que mais tem melhorado desempenho na educação



Comentários