Saber Ciência adaptado à realidade portuguesa e brasileira

A versão original do Saber Ciência seguia o sistema de ensino norte-americana, que tem diferenças significativas relativamente aos sistemas português e brasileiro. Por exemplo, o 1º ciclo do ensino básico é do 1º ao 5º ano, e o ensino secundário é do 9º ao 12º. Pelo meio fica a "middle school", que abrange os anos 6º ao 8º.

Com a colaboração das professoras Marília Peres e Maria do Céu Mendonça, que lecionam respectivamente no ensino secundário e básico, adaptámos os recursos pedagógicos para professores do Saber Ciência à realidade portuguesa e brasileira, que é semelhante à portuguesa. Esse trabalho acabou hoje, e está desde agora on-line:

Recursos didáticos do Saber Ciência

Este trabalho de tradução está nominalmente integrado no projecto Pais com a Ciência da APEEGIL, visto ter estado presente no projecto originalmente apresentado ao Ciência Viva, mas no entanto o financiamento que tínhamos pedido para ajudar com a parte técnica da tradução não foi concedido, e como tal no texto "Tradução parcialmente realizada ao abrigo do projecto da APEEGIL PcC138, do programa Pais com a Ciência do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.", deverá entender-se "parcialmente a perto de 0%". Não é mesmo 0% porque a ideia de traduzir o site original Understanding Science veio no seguimento da ideia de concorrer ao projecto Pais com a Ciência.

A tradução foi feita de forma integralmente voluntária, com base no trabalho da APEEGIL e das pessoas que se ofereceram para ajudar. A "paga" de todas essas pessoas é apenas uma - ter contribuído para algo de bom e de útil, que poderá ajudar o público em geral, mas em particular os alunos e alunas de todo o mundo que fala português, a compreender melhor o que é a ciência e como é que ela realmente funciona.

A parte que ficou por realizar, por não termos nem os conhecimentos tecnicos necessários nem financiamento disponível, foi uma base de dados dos recursos disponibilizados no site. Fica para quando aparecer um voluntário que perceba do assunto!


Este projecto tem financiamento da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, ao abrigo do projecto da APEEGIL "Cultura científica no Agrupamento de Escolas Gil Vicente: parceria com o Clube de Ciência e com o IST", do programa Pais com a Ciência.



http://www.cienciaviva.pt/paisciencia/

Comentários