Abaixo-assinado - situação na Escola 199 Marqueses de Távora

Pais, mães e encarregados de educação da Escola 199 Marqueses de Távora, este é o abaixo assinado que iremos entregar dia 27 à DRELVT e à CML. Podem descarregar o ficheiro para imprimirem, aqui: FICHEIRO PDF DO ABAIXO ASSINADO.

Só juntos temos força! Não aceitamos ter os nossos filhos para sempre em condições degradantes! Assinem, e divulguem!

Contentores no meio do cimento nu rodeados por uma cerca de arame não pode ser uma escola de uma capital Europeia.


ABAIXO ASSINADO

Para:

Vereador da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Exmo. Sr. Dr. Manuel Brito

Director Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Exmo. Sr. Dr. José Alberto Duarte

CC:

Director do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Exmo Sr. Dr. João Cortes

Presidente da Junta de Freguesia da Graça, Exmo. Sr. António Paulo Quadrado Afonso

Lisboa, 27 de Fevereiro de 2012

Exmos. Srs. Dr. Manuel Brito, Vereador com o Pelouro da Educação da CML, e Dr. José Alberto Duarte, Director Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo

Como é do conhecimento de V. Exas., a EB 1 Marqueses de Távora (antiga EB nº 199) está há 7 anos em instalações provisórias. Está desde Setembro do ano passado a funcionar em contentores, instalados num descampado de betão e cimento no interior do quartel de Sapadores Bombeiros da Graça. Não tem uma única árvore, nem um espaço verde, nem um único equipamento lúdico, nem sequer um local onde as crianças se abrigarem do vento e da chuva. Não tem bebedouro, não tem cantina, não tem biblioteca, a casa de banho é precária, não tem nada que faça aquele conjunto de contentores ser uma Escola.

A promessa de que a situação seria temporária por se prever a mudança para um Convento do Desagravo remodelado é vã, porque ainda nem sequer há um projecto de arquitectura feito. E quando houver, não acreditamos que sejam encontrados os 5 ou 6 milhões de euros que a obra requer.

Recordamos que, se a Cãmara Municipal de Lisboa é responsável pelos edifícios escolares, o Ministério da Educação é responsável pela educação dos nossos filhos, é responsável pela rede escolar, por definir quantas escolas são necessárias e onde devem ser localizadas, e acima de tudo, é responsável por que as crianças deste país aprendam numa Escola condigna onde seja possível aprender. A EB 1 Marqueses de Távora neste momento não cumpre essas condições, sendo mais parecida com um campo de refugiados do que com uma Escola.

Quando daqui a décadas alguém perguntar a uma destas crianças "Em que escola andaste?" a resposta vai ser "eu não andei em escola nenhuma, eu andei nos contentores".

Nós abaixo-assinados, pais, mães, e encarregados de educação dos alunos da EB 1 Marqueses de Távora, e cidadãos conscientes das nossas responsabilidades, exigimos que seja encontrada uma solução digna e definitiva para a EB 1 Marqueses de Távora. Seja fazendo as obras no Convento do Desagravo, seja qualquer outro edifício com a dignidade para ser uma Escola, a responsabilidade é vossa.

Exigimos prazos concretos e não promessas vagas que sabemos não se irem concretizar a não ser que apareça financiamento que neste momento não existe.

E, de imediato, com conclusão antes do recomeço das aulas no terceiro período, exigimos que as condições actuais sejam melhoradas, com a instalação de um telheiro e de um corta vento que ofereçam um mínimo de protecção aos nossos filhos.

Comentários

  1. Tem todo o meu apoio como mãe e com cidadã pois ha 7a q ando nesta batalha e pelos visto mais 2a

    ResponderEliminar

Enviar um comentário